17 de Novembro de 2021

Os 6 problemas mais comuns nas gôndolas que você precisa evitar!


Os 6 problemas mais comuns nas gôndolas que você precisa evitar!

Uma simples compra no supermercado pode se tornar uma maratona para os consumidores, e você não vai querer que isso aconteça com os seus clientes, certo?


Então vamos ver alguns dos problemas mais comuns nas gôndolas, mas que podem ser evitados.


1. Material de merchandising mal posicionado 


Certifique-se que todo material de merchan, como cartazes, wobblers, displays, entre outros, esteja nos lugares corretos, não impedindo a visibilidade nem tornando difícil o acesso aos produtos. 



2. Produto não precificado


Já foi comprovado que produtos sem preço vendem menos. Portanto, tenha certeza que todos os seus produtos estejam precificados adequadamente. Não se esqueça dos itens em cross merchandising e demais exposições fora do ponto natural.



3. Ruptura


A ruptura é a principal inimiga das vendas! Um cliente pegou o último produto e não houve reposição do mesmo, o que pode acontecer neste caso?


  • O próximo cliente pode abrir mão da compra, por ser fiel ao produto.

  • Ele pode comprar o produto em outra loja.

  • Ele pode comprar o produto de outra marca.

Na maioria das vezes é a última opção que ocorre, ou seja, o cliente acaba levando o produto de outra marca. E você não vai querer isso, não é mesmo?


4. Produtos somente no ponto extra

Se seus produtos estão expostos em mais de um lugar, tenha cuidado para não deixá-los sem precificação e nem deixar ruptura em um ou outro. Clientes assíduos já estão acostumados com os produtos em determinado lugar, portanto, ambos precisam sempre estar abastecidos e com todas as informações que os consumidores precisam.


5. Produtos bagunçados nas gôndolas

Quanto mais fácil for encontrar um produto, maior a chance de venda. Além de serem menos atrativas, gôndolas bagunçadas dificultam a vida dos shoppers e podem fazer com que compradores não encontrem um item que estão procurando. 


6. Validade curta

A data de validade é um fator importante a ser considerado. Portanto, crie uma rotina de realização do FIFO (First In First Out) e verificação da validade dos produtos, especialmente de itens perecíveis. Quanto mais cedo potenciais problemas forem identificados, menos dinheiro você vai perder.


Como solucionar esses problemas?

Além de uma equipe preparada para cuidar de cada detalhe nos pontos de venda e também para executar com excelência todos os serviços, você pode contar com a tecnologia a seu favor. 

Com recursos tecnológicos e sistemas cada vez mais inovadores você pode ter o controle da sua operação de forma mais efetiva. 

Nós da Êxito trabalhamos com um sistema de gestão de PDV em que o time de promotores reporta  as informações solicitadas por nossos clientes. Estas informações são tratadas e analisadas pela nossa equipe de Back Office posteriormente sendo disponibilizada para que nossos clientes possam tomar decisões mais embasadas, rápidas e assertivas.

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