24 de Novembro de 2021

Como posicionar seus produtos no PDV e obter os melhores resultados


Como posicionar seus produtos no PDV e obter os melhores resultados

O trade marketing é uma excelente estratégia para promover o contato entre produtos e consumidores. Um dos objetivos do trade é ajudar no aumento de vendas, além de coletar informações relevantes nos PDVS (ponto de vendas).



Quais as vantagens de se ter uma agência de Trade Marketing trabalhando para você?


  1. Estratégias executadas por um time de especialistas

  2. Execução dos serviços com excelência e prestação de contas

  3. Soluções tecnológicas a valores mais acessíveis

  4. Fortalecimento da marca junto ao consumidor

  5. Conhecimento de diversos canais de vendas


Essas são apenas algumas das vantagens de se ter uma agência de Trade Marketing, agora veja como uma agência de trade pode ajudar no posicionamento dos seus produtos no PDV.

Independente do que você venda, pense no seu principal produto. Esse produto precisa estar visível e acessível aos shoppers. E isso vai muito além de dispor os produtos nas gôndolas. No trade marketing, essa exposição necessária dos seus produtos é feita de forma estratégica para conquistar e garantir a melhor experiência aos clientes. 

Seja seu produto uma lâmpada ou uma bicicleta, não importa. O segredo está em saber usar a localização a seu favor, fazer com que os shoppers encontrem o que procuram, destacar-se em meio à concorrência e transformar seus produtos em best-sellers do PDV.


Por que o posicionamento do produto importa tanto? 


Segundo James Clear em seu livro "Hábitos Atômicos”, as pessoas não escolhem produtos pelo o que eles são, mas por causa de onde estão.


Tudo bem que em muitas categorias de produto a marca desempenha papel principal na escolha do consumidor, como um xampu, uma fralda, por exemplo. Porém, quando não há esse relacionamento de fidelidade a uma marca, a disputa entre concorrentes é acirrada e precisa-se de um bom posicionamento de produtos nos PDVs.


A forma como os produtos são disponibilizados nos supermercados deve ser totalmente estratégica. Não é à toa que as pontas de gôndolas e pontos extras são tão valiosos. Esses são um dos principais pontos de contato visual dos shoppers ao passear pelo supermercado.  

 

A exibição de produtos nos PDVs é cuidadosamente planejada. Nesse ambiente, nada é por acaso. Pontos extras estão onde estão por uma razão, assim como ações de merchandising, montagem de planogramas e negociações de share são cuidadosamente pensadas.



As chances de você experimentar um novo produto estão ligadas ao que você vê, por isso é importante apostar em estímulos visuais. 


Veja agora algumas das melhores estratégias para se trabalhar no PDV


✅ Atenção nas pessoas


Atente-se tanto em clientes da marca quanto em visitantes no PDV. São elas que definem os insights mais valiosos para o seu plano de ação. Observar e escutar não só quem compra, mas também quem deixa de comprar pode levar você à melhor estratégia. Você está preparado? Porque nós estamos!


Não deixe de fazer a gestão das categorias


Para definir uma categoria, é necessário considerar várias questões, incluindo canal, PDV, a estratégia do varejista e os objetivos estratégicos da própria marca. 


A utilização do gerenciamento de categoria passou a ser uma necessidade do varejo, já que ele é capaz de ajudar no combate à ruptura de gôndola. E quais as vantagens do gerenciamento de categorias?

 

✅ Utilize o planograma a seu favor


O planograma é uma ferramenta que gera muito valor tanto para a indústria quanto para o varejo e para os shoppers. Para ter um planograma de sucesso, considere os seguintes fatores:


  • as definições tomadas no gerenciamento de categorias

  • as especificações de tamanho de gôndola e dos produtos

  • o cálculo do espaço adequado

  • a acessibilidade de clientes aos produtos

  • e a análise do comportamento de pessoas em frente à gôndola

 

✅ Conquiste pontos extras


Os pontos extras podem colaborar com o aumento de vendas dos produtos devido a sua alta exposição. Veja as principais vantagens dos pontos extras:


  • oferecem mais visibilidade

  • incentivam a compras por impulso

  • permitem ações de cross merchandising

  • Facilitam a comunicação de ofertas e promoções

  • facilitam a jornada de compra do shopper

  • ajudam no reforço da marca

  • aumentam o giro de produtos


✅ Invista em um bom plano de ação


Pensar estrategicamente para melhor posicionar seus produtos tem tudo a ver com a elaboração de um bom planejamento. E uma das dicas é elaborar um calendário promocional em que você possa explorar de forma mais criativa seus produtos. Vamos ver?


  • datas comemorativas e/ou feriados nacionais e regionais

  • aniversário da cidade e/ou do PDV

  • eventos nacionais e regionais

  • datas específicas do seu ramo de atuação

  • estações do ano

 

De que maneira datas ou comemorações específicas podem te ajudar a vender mais? Use a sazonalidade a seu favor para personalizar ações e campanhas.

 

✅ Use a tecnologia a seu favor


Obviamente que a tecnologia não poderia faltar, até porque ela irá te ajudar na tomada de decisões de forma muito mais assertiva. 


A Êxito Trade Marketing conta com o sistema Êxito Intelligence. Com ele podemos extrair informações de toda operação realizada no ponto de venda ou de qualquer plataforma de trade marketing e filtrar essas informações, cruzando dados e gerando gráficos visuais que facilitam a realização de análises, relatórios, planejamentos e tomadas de decisões. 


Em se tratando do posicionamento de produtos no ponto de venda, pode ser interessante o ficar de olho em KPIs como os de:

 

  • presença

  • ponto extra

  • share de gôndola

  • promoção

  • preço

  • mix de produtos

  • previsibilidade de estoque


Essas informações te trarão bases para muitas ações estratégicas!


Pense sempre que para estar bem posicionado seu produto precisa estar em um lugar de destaque, não somente nas gôndolas, mas na mente do consumidor, e todo esse trabalho que vai sendo realizado pode te levar aos resultados esperados. 


Bom, para encerrar temos que dizer que somos especialistas no segmento e a melhor agência de Trade Marketing do sul do Brasil. Contamos com uma equipe engajada, qualificada e comprometida em entregar os melhores resultados aos nossos clientes.


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