03 de Outubro de 2016

Ponto Extra – Como se destacar seu produto no PDV

90 % das informações que chegam até o nosso cérebro e interferem em nossas decisões, entram pelos nossos olhos. Esse dado é fundamental para fazer com que você entenda a importância de se trabalhar o visual merchandising de maneira eficiente, principalmente nos pontos de venda. 

Muitas lojas não permitem a utilização de materiais de merchandising em gôndolas, por exemplo. Faz sentido, imagine só a poluição visual que seria, se todas as marcas resolvem utilizar dessa estratégia. Nesse caso, o ponto extra surge como solução para se destacar, mas prepare-se para usar a criatividade. 

 O promotor de vendas é responsável pela criação do ponto extra, por isso esteja atento ao que o concorrente anda fazendo por aí. Atente principalmente às suas falhas, e faça diferente.

 Criei relação emocional entre a marca e consumidor! As pessoas não se interessam pelo seu produto e sim pelo o que seu produto pode fazer por elas. Melhore a experiência de compra do shopper, use a criatividade para despertar curiosidade e desejo. Lembre-se disso na hora de colocar sua criatividade em prática. 

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Use os sentidos a seu favor! Despertar o interesse através dos sentidos, é um outro fator determinante para influenciar a decisão de compra. Utilize com sabedoria todas as ferramentas que você tem, como: sabores, cheiros, e até a psicologia das cores.



Produtos impecáveis, sempre! Não só os produtos, mas também o material de merchandising. A escolha do material é sempre feita com muito cuidado e estratégia, um totem de papelão, uma régua precificadora diferenciada ou até mesmo um plástico de forração. Mas, se a manutenção não for proporcional ela pode denigrir a sua imagem. Material sujo, rasgado ou com alguma falha, passa uma imagem negativa. Materiais promocionais em bom estado valorizam seu produto e sua marca e influenciam diretamente na decisão de compra.
  
Marketing de oportunidade! Qual o assunto do momento? Do que as pessoas estão falando e o que elas estão consumindo? Fique atento, e sempre que possível use as tendências a favor da exposição. Faça o shopper se identificar com o ponto extra e então, consumir o produto.
  
Preocupe-se com a visibilidade! Quem não é visto não é lembrado, mas você precisa proporcionar uma boa visão para as pessoas. Estude o comportamento do consumidor para determinado produto e escolha com mais precisão e assertividade o ponto extra. Conheça alguns tipos disponíveis no mercado:

            1. Ponta de gôndola: O ponto de gôndola, como o próprio nome sugere, é a ponta de uma gôndola de determina-
            do setor, e serve para impactar o shopper com uma oferta de determinado produto em grande quantidade. 

            2. Orelha: é o ponto extra que acompanha uma ponta de gôndola, muitas vezes sincronizando produtos.
            Exemplo: uma ponta de gôndola de café e do lado direito dela, um
rack (display) de leite UHT ou em pó.

            3. Ilha promocional: A ilha de produtos se localiza entre os corredores e pontos de maior fluxo de clientes.
            As ilhas promocionais são espaços muito concorridos nos supermercados, pois é nelas que a maioria das exposi-
            ções diferenciadas acontecem.


            4. Check Stand: ou também frente de caixa, como é conhecido. O check stand influencia na venda por
             impulso de última hora, tornando assim, o espaço disputado. Um check stand hoje é composto por três módulos,
             sendo um pequeno display que fica sob a esteira do check out, um display que delimita as frentes de caixa e uma
             ponta de gôndola.


            5. Clip Strip: Esse ponto extra tem como objetivo lembrar o shopper sobre a compra de um produto em seu ponto
             natural e fazer o cross merchandising, o cruzamento de produtos entre si: setor de leite e com um clip strip de
             achocolatado em pó.


Você tem um objetivo em comum com a loja, VENDER! Por isso você investe em um ponto extra para chamar a atenção do cliente e do shopper.  Então, lembre-se que a criatividade aplicada com bom senso é vista com bons olhos por todos, chama a atenção e te ajuda a vender mais. 


A Êxito Trade Marketing atua com foco nos estados do Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, o que nos permite uma atuação personalizada e com total expertise em nossos serviços prestados. www.exitotm.com.br





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