09 de Novembro de 2016

A importância do Merchandising para o resultado da sua empresa

Crise X Oportunidade

Atravessamos um momento nos negócios em que todas as empresas, que sobreviveram, buscam alternativas eficientes para minimizar o efeito da CRISE e maximizar seus resultados, seja com redução de custo ou investimentos adequados que gerem efetivamente resultado.



Então, o que fazer para driblar uma projeção de crescimento negativa, segundo o .... o PIB (produto interno bruto) deve ser de (-xxx%), o varejo  prevê uma redução de (–X%) e ainda segundo a Nielsen,  41% das marcas líderes retraíram volume de vendas em 2015? Sim, isso aconteceu e 6 das top 10 marcas líderes também perderam lealdade. 

Diante de tantos desafios e obstáculos a ser superado, qualquer erro pode ser crucial, qualquer investimento inapropriado pode ser fatal, por isso, a escolha certa, o investimento certo, o momento certo e na dose adequada, são fatores essenciais para o sucesso.


O PDV (ponto de venda) se tornou o alvo das empresas, exatamente por proporcionar em um único lugar 3 (três) pontos fundamentais da venda: O shopper, o produto e o dinheiro, ou seja, quem compra, o produto que compra e o valor para se efetuar essa compra.

Neste cenário, os investimentos em trade marketing tem se destacado e a cada dia ganha volume, especialmente os investimento direcionados para merchandising estratégico, realizados de forma correta com uma gestão eficiente deste recurso, criatividade e conhecimento do negócio, somados aos indicadores de performance da equipe, capacitação, ações de incentivo e uma equipe altamente focada em resultado, isso tudo junto certamente faz toda a diferença no PDV.

O MERCHANDISING já passou de medida emergencial para solução estratégica.

Segundo a Nielsen, com um consumidor menos fiel, é imprescindível trabalhar 3 (três) pilares para chamar sua atenção e conquistá-lo: execução correta no ponto de venda, tanto em preço quanto em disponibilidade de produtos; foco em inovações que apresentem uma clara relação de custo/benefício, especialmente voltados à saúde e bem estar e manutenção dos investimentos de mídia, condicionando a lembrança constante e estabelecendo vínculos com o consumidor.

Avalie, mensure o resultado que os investimentos em merchandising trás para seu negócio e decida adequadamente onde, como, com que frequência e durante quanto tempo cada PDV deve ter a atenção da sua equipe, este recurso deve ser muito bem direcionado, pois o uso na medida errada poderá ser interpretado como um alto custo, mas quando bem aplicado, será um ótimo investimento, tudo depende de como isso é tradado na sua empresa.





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